Páginas

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Projeto das entidades médicas para visitar urgências e emergências no país ganha fôlego no Congresso

O projeto das entidades médicas de realizar visitas aos hospitais de urgências e emergências do país ganhou força na tarde desta quarta-feira (29). Em reunião com o deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA), os membros da Comissão Pró-SUS, integrada pelas três entidades médicas nacionais, foram informados que a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados já aprovou um requerimento para a instauração de um Grupo de Trabalho que tem como principal objetivo fazer um diagnóstico da realidade das Urgências e Emergências do Brasil.
O drama das urgências e emergências noticiado dia após dia nos noticiários não é mais, segundo o deputado e vice -presidente da Comissão de Direitos Humanos, um problema apenas de saúde pública, mas envolve também questões de direitos humanos ao comprometer a vida das pessoas.
“Nosso receio é a banalização, que as pessoas se acostumem a muitas vezes ver um profissional de saúde ter que escolher entre vários pacientes que chegam com essa ameaça numa unidade de saúde e o médico ter que fazer a triste opção de ter que escolher apenas um deles para salvar em detrimento dos demais. As pessoas não conseguem salvar suas vidas no Sistema Único de Saúde e o Estado fechou as portas e os olhos para esse problema,” destacou Jordy.
O GT, que terá a representação da Federação Nacional dos Médicos, Conselho Federal de Medicina e Associação Médica Brasileira, irá formatar a agenda das visitas em reunião prevista para julho deste ano.
O secretário de Comunicação da FENAM, Waldir Cardoso, deixou a reunião satisfeito. “A reunião foi muito importante e nos encheu de esperança de efetivamente conseguir fazer um trabalho junto à Câmara dos Deputados. Me pareceu que o deputado Jordy, está engajado no propósito de visitar os hospitais de urgência chamando todos que podem ter efetivamente interesse em buscar soluções para a grave solução que estamos enfrentando” Saiba mais aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...